Exames Clínicos Assistenciais

Mamografia com Imagem Digital

A mamografia digital é um exame que permite uma visualização mais detalhada da mama em menos tempo de exposição à radiação, contrario ao aparelho tradicional. O aparelho que realiza a mamografia digital está ligado a um computador, o qual permite aumentar, diminuir, clarear ou escurecer a imagem da mama, tornando a imagem mais clara para o radiologista interpretar.

A mamografia digital dura poucos minutos e proporciona uma visualização melhor de toda a mama, sendo mais confortável que a mamografia convencional. Mulheres com mamas muito firmes, densas ou grandes podem optar pela mamografia digital, pois neste equipamento pode ser mais fácil identificar o câncer de mama precocemente. O tecido mamário muito firme ou denso por vezes pode "esconder" um nódulo maligno numa mamografia convencional, gerando um resultado falso negativo. Por esta razão estas mulheres podem optar pela mamografia digital, a qual permite uma manipulação da imagem.

Considerado o melhor método para detecção precoce do Câncer de Mama o Método Digital dispõe das seguintes vantagens:

• Diminuir a dose de radiação nas pacientes, por não precisar fazer magnificações de imagens suspeitas com outras incidências de raios-x e sim na tela do computador, sem perda de resolução;
• Melhor visualização de alterações em mamas densas;
• Melhor visualização de microcalcificações por utilizar monitores de altíssima resolução (próprios para Mamografia);
• Possibilidade de arquivamento digital dos exames anteriores para futuras comparações.

Finalidade:

Diagnóstico precoce do câncer de mama.

Procedimento:

A paciente é posicionada em frente ao mamógrafo, onde as mamas são comprimidas adequadamente e são digitalizadas (radiografadas) em duas incidências.

Preparo:

- Não usar creme, talco ou desodorante nas regiões das mamas e axilas;
- Chegar 20 minutos antes.

Obs. IMPORTANTE: Trazer exames anteriores referente à área examinada.

Fotografias

Voltar