Exames Clínicos Ocupacionais

Eletroencefalograma

O Eletroencefalograma, também conhecido como eletroencefalografia (EEG) é uma técnica de exame cerebral capaz de registrar gráficos das correntes elétricas geradas no encéfalo, por meio de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica, ou até mesmo no interior da substância encefálica. É um tipo de exame neurofisiológico útil para avaliar a função do cérebro através da análise da atividade elétrica cerebral espontânea.

Finalidade:

Indicado para os mais variados transtornos neurológicos, este exame é essencial para o diagnóstico de epilepsias, demências (como Doença de Alzheimer), encefalopatias diversas (de causa hepática, renal, por efeito de medicamentos, entre outras), infecções do sistema nervoso central (encefalite herpética, panencefalite esclerosante subaguda), alguns casos psiquiátricos e outros transtornos neurológicos.

Procedimento:

Inicia-se o procedimento colocando eletrodos em localizações pré-determinadas ou na utilização do sistema internacional 10-20 sobre o couro cabeludo do paciente, um amplificador é responsável por elevar a intensidade dos potenciais elétricos que, por conseguinte, serão transpassados para um gráfico analógico ou digitais, variando de acordo com o equipamento utilizado. De acordo com as necessidades de análise e diagnóstico do paciente, o exame de Eletroencefalograma pode ser realizado nas formas de sono e vigília, vigília e foto estímulo, sendo que este último corresponde a um processo no qual luzes extremamente brilhantes piscam na frente do paciente em diferentes velocidades com o objetivo de verificar as respostas padrões do cérebro.

Preparo:

Dormir 4 horas a menos que o habitual (essencial). O paciente deverá estar bastante relaxado e permanecer quieto durante o exame.
As crianças devem ser privadas de sono. Deitar 02:00 e levantar as 06:00.
Lavar a cabeça com sabonete neutro, preferencialmente sabão de coco. Deixar os cabelos secarem naturalmente. Não fazer uso de shampoo, nem condicionador. Os cabelos deveram estar limpos e secos.
Alimentação normal. Não fazer jejum.
Não necessita suspender medicação em uso.

Obs.: Importante trazer exame anteriores, caso tenha.

Fotografias

Voltar