Exames Clínicos Ocupacionais

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame que detecta a atividade elétrica do nosso coração. Podemos dizer que nosso coração é um órgão movido a eletricidade. Cada batimento, cada contração do músculo cardíaco, cada movimento das válvulas do coração são comandados por pequenos impulsos elétricos gerados no próprio coração. Graças ao ECG, conseguimos identificar os padrões normais de transmissão e geração destes impulsos elétricos. Anomalias na atividade elétrica cardíaca são sinais claros de que há problemas com nosso coração.

Finalidade:
O eletrocardiograma é exame mais indicado para avaliar arritmias cardíacas e para a investigação inicial de isquemias cardíacas, afinal ele registra a atividade elétrica do coração.
É um exame barato, de rotina, que faz parte do check-up cardiológico e oferece muitas informações ao cardiologista.

Procedimento:
O paciente fica despido da cintura para cima, e os eletrodos (fios minúsculos em almofadas adesivas) são aplicados a lugares específicos sobre os braços, pernas e tórax. Quando ligados, esses eletrodos são distribuídos de três até doze unidades a ser empregadas para o procedimento. Os movimentos musculares podem interferir na gravação. Nos casos em que os distúrbios se suspeitam de ser raros, o paciente pode usar um monitor Holter de pequenas dimensões para gravar continuamente durante um período de 24 horas. Isso é conhecido como acompanhamento ambulatorial

Preparo:
Não existe preparo específico.
Nos homens com muito pelo no tórax pode ser necessária a realização de tricotomia (corte de pelos) para fixação dos eletrodos.

Obs.: Importante trazer exame anteriores, caso tenha.

Fotografias

Voltar