Exames Clínicos Ocupacionais

Espirometria

O teste de espirometria é um exame de diagnóstico que permite medir o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Permite verificar se existe obstrução ao fluxo de ar, ou seja, se as vias respiratórias estão anormalmente contraídas, ou se o volume dos pulmões está normal. Dessa maneira, avalia indivíduos com problemas respiratórios como bronquite, asma, pneumonia, tosse e falta de ar, por exemplo.

Finalidade:

A espirometria serve para saber se a quantidade de ar inspirado é suficiente para o indivíduo ou se há alguma obstrução à passagem do ar, como a presença de um corpo estranho, diminuição do tamanho dos brônquios por reação alérgica como ocorre no caso da asma, ou por secreções no local.

Procedimento:

A espirometria dura em média meia hora e é feita da seguinte forma, o médico dá ao indivíduo em aparelho para que ele sopre ar com a maior força possível para dentro dele. Após essa primeira etapa, o indivíduo deve utilizar um remédio para melhorar a respiração (broncodilatador) e realizar novamente o sopro no aparelho. Dessa maneira, pode-se verificar se há um aumento da quantidade de ar inspirado após o uso do medicamento.
(Um computador vai registrar todos os dados obtidos através do exame para uma análise posterior.)

Preparo:

Evitar refeições volumosas até 1 hora antes do exame;
Suspender 6 horas antes do teste a ingestão de chá e café;
Suspender 2 horas antes do teste o uso de cigarros;
Suspender 4 horas antes do teste a ingestão de álcool;
Deve trazer roupa confortável;
Deve trazer os nomes dos medicamentos que está a tomar e exames anteriores.

Fotografias

Voltar