Exames Clínicos Assistenciais

Densitometria Óssea

A Densitometria óssea é avaliada, hoje em dia, como sendo o único método para um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e consequentemente predição do índice de fratura óssea. O CENSO conta com o equipamento Prodigy (GE), que consegue aliar precisão e rapidez na execução dos exames, submetendo tanto o paciente quanto o próprio técnico, à baixa exposição à radiação ionizante.

Para avaliação da massa óssea, as partes de interesse na obtenção das imagens são o fêmur e a coluna vertebral. Nosso aparelho permite ainda o exame de corpo inteiro, que atinge a medida da composição corporal discriminando os percentuais de tecido magro (músculo) e tecido gorduroso em cada segmento do corpo.

Finalidade:
Detecta o grau de osteoporose. Medir a massa e a resistência óssea e dimensiona o risco de fratura.

Procedimento:

É realizado através de um aparelho capaz de medir a massa e a resistência óssea e dimensionar o risco de fratura. O exame demora apenas 15 minutos. É fácil, indolor, seguro, não requer nenhum preparo especial e nem jejum.

Preparo:
Vir com roupa confortável.

Obs.: Não tomar cálcio no dia. A roupa não pode conter metais. Evitar uso de contraste radiológico até duas semanas antes do exame.

Fotografias

Voltar